sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Castanhas de Ovos

Hoje, decidi dar um miminho a mim mesma, estou a precisar, e compartilho com vocês esse miminho.
Viseu, a minha cidade natal, tem muitos docês e iguarias e um dos meus favoritos é mesmo as Castanhas de Ovos, recomendo plenamente, são muito bons, uma delicia.
Aqui vos deixo a receita que retirei de um site, ajudou a melhorar um bocadinho.

Ingredientes:
250g de açúcar, 20 gemas, farinha.

Preparação:
Levar o açúcar a ponto de rebuçado. Retirar do lume, deixar arrefecer e adicionar as 20 gemas que se devem bater ligeiramente. Leva-se novamente ao lume e cozer os ovos até a massa começar a despegar-se do tacho. Retirar e deixar arrefecer completamente.
Depois estendem-se as castanhas com um pouco de farinha, untar com gema de ovo misturada com alguns salpicos de água, fazendo depois uns riscos com uma faca.
Assar em lume forte de brasas, espetadas num pau muito fino.

Variante: outra forma de acabar a confecção é substituir a assadura em brasas por um ferro muito quente com o qual se queimam as castanhas.

Castanhas de Ovos de Viseu
Receita do Mosteiro de Bom Jesus de Viseu – in Doçaria Conventual do Norte, história e alquimia da farinha, Alfredo Saramago

Priscila Cunha

1 comentário:

lenalima disse...

OI amiga!!!!
me deu água na boca, mas não me arrisco a fazer.

agradecendo seu comentário sempre carinhoso nomeu kanto!
abraços com carinho!!!