quinta-feira, 16 de abril de 2015

Pensamentos de Grávida #A Orquídea de Família

 A paixão por Orquídeas é uma herança familiar por parte da minha mãe.
 O meu bisavô Francisco Marques, homem culto e entendido também em flores, trabalhava como Mordomo na casa da Viscondessa Santiago de Lobão na histórica cidade do Porto (aqui) , desde cedo o meu bisavô cuidava também das belas estufas ali existentes. Podemos dizer que começa então aí a herança familiar relacionada com as Orquídeas, existindo uma espécie de Orquídea que passa de geração em geração na nossa família como parte da nossa história.
 Passou para a minha avó materna e de seguida para a minha tia, tio e a minha mãe. E agora tanto eu como os meus primos damos seguimento a essa historia e espero eu que passe para as gerações seguintes.
 A Orquídea em questão é a Orquídea Sapatinho (Paphiopedilum), nos seus tons verdes, brancos com toque de castanho, muito bonita.
A Orquídea em casa da minha Tia Teresa

Desde bem nova que me lembro desta orquídea, mas não só, desde esses tempos a nossa família foi desenvolvendo o gosto por as orquídeas e a minha avó, a minha mãe e tia foram tendo uma extensa colecção de Orquídeas, nos mais variados tons e tamanhos, acabando por na sua grande maioria ser as orquídeas de exterior. A minha mãe é de tal maneira apaixonada por esta flor que estas preenchem as várias varandas da sua casa com um encanto de folhagem e cores.
  Mas o meu "click" acaba por surgir mais tarde (apesar de eu gostar de todas as flores que conheço) mas não poderia inicialmente as eleger como as minhas favoritas, foi somente quando a minha mãe comprou a sua primeira Orquídea Phaleanopsis que eu comecei a sentir-me encantada por achar uma flor extremamente elegante e requintada.
 Desde então tenho preenchido a minha casa com esse tipo de Orquídeas.
 Primeiro porque quando vivia na Suiça, o estúdio onde estava era pequeno e essa era uma das plantas que pouco espaço ocupava e dava vida e alegria, depois porque se sentiam bem nas casas aquecidas da Suiça e agora cá em Portugal como o meu apartamento é bastante luminoso, elas estão apaixonadas e cheias de flores. 
 Três das minhas orquídeas já deram flor, deixo-vos assim aqui as fotos para verem como são bonitas.
Priscila Cunha
Hugs&Kisses






Sem comentários: